27 de jul. de 2011

Educação em pauta

Já diz o grande ditado:
As maiores vitórias são resultado de 2% de inteligência e 98% de esforço.



No jornal “Hoje em dia” de terça-feira, dia 19/7/2011, na página 21 do caderno intitulado “Minas” temos a oportunidade de conferir a veracidade deste ditado ao tomarmos conhecimento da história do estudante Thalles Danylo Souza Colares de 22 anos, ex-aluno de escola pública que apesar de todas as dificuldades financeiras que enfrentava juntamente com sua mãe e dois irmãos morando na periferia do bairro São Geraldo, numa casa simples de dois cômodos e trabalhando muito para ajudar a manter a família, conquistou o primeiro lugar geral do vestibular de meio do ano da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) com aproveitamento geral de 93,7% garantindo uma vaga no curso de Medicina.

A história de esforço e dedicação deste jovem é um exemplo a ser seguido por todas as pessoas que receberam de Deus o dom da vida e da inteligência e também a prova de como a educação e o amor à leitura podem mudar o ser humano. Aprender a ler é um acontecimento extraordinário na vida de qualquer se humano, pois quando aprendemos a ler, descobrimos um mundo completamente novo ao nosso redor, cheio de palavras e significados e muitas vezes não nos damos conta da importância de podermos nos comunicar através de leitura. Que maravilha!!! A leitura é o tesouro mais valioso da humanidade pois é através da capacidade de ler que adquirimos, passamos e arquivamos os mais diversos conhecimentos.

Como toda e qualquer atividade, a leitura exige dedicação, pois quanto mais lemos, mais enriquecemos nosso vocabulário. Então aproveite, leia e releia seus livros e histórias preferidas não só pelo prazer que um texto escrito tem para nos oferecer, mas também para exercitar a sua prática de leitura. As aventuras e as mais belas histórias estão escondidas no meio das letras, é preciso ler para que elas apareçam diretamente em nossas cabeças. Se não atentamos para o hábito da leitura, toda magia que está guardada dentro dos livros não se funde em nossas mentes, corações, e não conseguimos nos tornar pessoas sensíveis e capazes de enfrentar qualquer desafio que o mundo nos apresente.

Você precisa conhecer não só o que está estampado nas capas das revistas ou livros mas também o que está dentro dos mesmos, daí você vai viajar sem se levantar da poltrona ou da cama, conhecer pessoas e personagens históricos sem precisar conversar com elas, seus caminhos vão se abrir para o mundo como aconteceu com o jovem Thalles Danylo. Não jogue fora esta chance de viajar sem pagar passagem!!!

Dicas:

“Todo bom leitor é e será um bom aluno” por isto incentive seu filho a ler.

• Leia sempre. É bom pra você e excelente para seu filho, que seguirá seu exemplo naturalmente.

• Dê livros e revistas de presente.

• Deixe livros ao alcance das mãos de quem você ama.

• Leia para seu filho desde bebê, com entonação e emoção.

• Não obrigue seu filho a ler. A leitura tem de ser um momento de lazer, por isto faça da leitura um momento de prazer. Pode até ter pipoca!!!

• Desperte o gosto de seu filho pela leitura através da contação de histórias, é o melhor e mais saudável modo de encerrar o dia de quem você ama!

• Crianças que crescem ouvindo histórias, além de passarem a amar a leitura, crescem mais puras, cheias de ideais, altruístas o que com certeza as tornarão seres humanos mais completos e felizes.

• Desfrute de momentos prazerosos com seus familiares, lendo e ouvindo as lindas histórias do tempo da vovó. Histórias de mistérios e do mundo encantado (a origem dos textos adaptados e recontos são de autores desconhecidos cujos nomes se perderam no tempo). Bagagem literária não pesa, leia mais!

Por Geralda Darc de Oliveira

3 comentários:

  1. Tia Geraldinha17 agosto, 2011

    AOS PAIS!

    Não se esqueçam de que a leitura constitui um dos bens mais preciosos da educação. Apesar de hoje nós professores termos a nosso alcance muitos meios e ferramentas de trabalho novos e modernos, não há mais nada valioso do que a capacidade de imaginar que cada um tem dentro de si e com a ajuda do dom da palavra no momento exato podemos levar as crianças de hoje a serem adultos felizes e realizados amanhâ. Conte histórias a seu filho e incentive-o ao hábito da leitura. Pois a escola e os professores são responsáveis pelo conhecimento e aos pais o exemplo e o caráter.

    (Tia Geraldinha / Diná Florêncio)

    ResponderExcluir
  2. Muito obrigado pelo carinho!!!
    Sucesso

    ResponderExcluir

Se não quiser fazer log in no blog, escolha o perfil anônimo e publique o seu comentário. Mas lembre-se de escrever seu nome, e-mail e cidade de origem ao final da mensagem. Assim poderemos manter contato!
Cada postagem comporta, no máximo, 2500 caracteres. Se seu texto for maior que isso, use mais de um comentário.